É um procedimento cirúrgico recomendado para pessoas cujo peso encontra-se balanceado, mas que apresentam flacidez abdominal. Durante a abdominoplastia são removidos os excessos de gordura e pele da região abdominal e de todo o contorno corporal.
As causas comuns para a distensão e flacidez da região abdominal são gravidez, envelhecimento, grandes variações de peso, hereditariedade e/ou cirurgia prévia.
O resultado da cirurgia é um abdômen liso e tonificado e uma cintura mais harmonizada com o corpo.
Alguns cuidados com o pós-operatório devem sempre ser tomados pelo paciente em casos de abdominoplastia e lipoaspiração: são recomendadas sessões de drenagem linfática, seguir corretamente as instruções para os curativos, evitar exercícios físicos por um período, evitar cigarros, além de manter-se em ambiente arejado, pois o calor aumenta o inchaço do corpo.
Para reduzir o excesso de pele na região das coxas, o lifting de coxa é o mais recomendado. A função do procedimento é remodelar a área, retirar o excesso de pele e até parte da gordura.
Os candidatos ao lifting de coxa são indivíduos com peso relativamente estável, flacidez ao longo da região interna, medial e exterior da coxa. Como o lifting muitas vezes precisa ser acompanhado da retirada do excesso de gordura, uma combinação da técnica com a lipoaspiração na coxa pode melhorar ainda mais o resultado final.
Em geral, no pós-operatório as coxas ficam revestidas por ligaduras apertadas para evitar o acúmulo de líquidos. Embora o repouso seja recomendado durante três semanas, a partir da primeira semana, o paciente é aconselhado a dar pequenas caminhadas para aliviar o inchaço e evitar a formação de coágulos. O exercício físico intenso deve ser iniciado com indicação do médico.
O body lifting é um procedimento cirúrgico que melhora a forma e tecidos que sustentam a gordura e a pele. Muitas vezes, devido à precária elasticidade dos tecidos, a gordura em excesso e a flacidez da pele ficam mais evidentes e é para aliviar esse problema que o body lifting é recomendado.
O procedimento pode ser feito na área abdominal, de forma local ou estendendo-se nas laterais do corpo, parte inferior das costas, glúteos, virilha e coxas.
O pós-operatório pode durar de três a seis semanas, dependendo de quantas áreas serão operadas. Nesse período é importante o uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios de acordo com a orientação do médico.
O lifting de braço reduz o excesso de pele e gordura da área entre as axilas e os cotovelos. O resultado da cirurgia são braços com contornos suaves e aparência tonificada. As causas para a flacidez nessa região são as oscilações no peso, envelhecimento e fatores hereditários. Alguns exercícios físicos podem ajudar a fortalecer o tônus muscular da região, mas não diminui o excesso de pele, por isso a indicação do lifting. É muito comum também fazer uma associação com lipoaspiração na região.
Após a cirurgia, o paciente deve manter-se em repouso, evitar mexer muito os braços, pegar peso, fumar e exercitar-se. O tempo da recuperação depende do paciente e das instruções do cirurgião.
Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de gordura, melhorando os contornos do corpo e sua proporção.
A lipoaspiração é um processo cirúrgico que pode ser usado para retirar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, inclusive coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.
Para resultados mais satisfatórios, após a cirurgia são necessárias sessões de drenagem linfática, repouso nos primeiros dias e seguir as orientações do médico. Atualmente existem variadas técnicas como lipolaser, lipo HD, vibrolipo, etc., que são indicadas conforme a necessidade de cada paciente.